Pesquisa:
1
14.03.2012
Cidadania
Deveria ser um consenso
Blog 40 Horas
Arte Jaws Digital

Eu não aguento trabalhar 40 horas ou 44 horas. Tenho problema grave de visão e só trabalho em empresas com 6 horas de jornada. Acho que deveria ser um consenso.
Por Juliana

4
06.03.2012
Cidadania
Jornada de 36 horas semanais
Blog 40 Horas
Arte Jaws Digital

Para que tivéssemos uma melhor qualidade de vida, a jornada de trabalho deveria ser menor que 40 horas. Mesmo uma redução para esse limite não satisfaria toda as necessidades. Para uma vida plena, de lazer, de estudo e de convivência familiar e com os amigos, uma jornada satisfatória não deveria ultrapassar as 36 horas semanais.

Não é compreensível que as pessoas não desejem terem mais tempo para viver a vida, ao invés de estarem submetidos à tirania do tempo dedicado ao trabalho. Essa escravidão do tempo tolhe a liberdade de escolha por uma vida melhor.

Por Adilson Profício
adilprof1210@yahoo.com.br

2
16.02.2012
Movimento Sindical
Redução da jornada: entenda o assunto
Blog 40 Horas
Arte Jaws Digital

DIAP

Tudo sobre a redução da jornada de trabalho

Entenda porque reduzir a jornada de trabalha ajuda a combater o desemprego e melhorar a vida do trabalhador

A redução da jornada de trabalho é um assunto amplamente discutido pela sociedade brasileira, principalmente por seus principais interessados, os trabalhadores e seus sindicatos.

Há, no entanto, muitas dúvidas sobre a questão. Respondemos os principais questionamentos sobre a proposta de redução da jornada de 44 para 40 horas semanais, sem redução salarial.

O que é jornada de trabalho? 
É o período de tempo em que o trabalhador deve prestar serviços ou permanecer à disposição do empregador. Segundo a atual Constituição, este período pode ser de, no máximo, 8 horas diárias ou 44 horas semanais.

Como as horas de trabalho são controladas?
O empregador com mais de 10 funcionários é obrigado a ter cartão-ponto, folha-ponto ou livro-ponto para controle do horário de trabalho. É necessário verificar o acordo coletivo ou Convenção Coletiva de Trabalho de cada categoria. O trabalhador é obrigado a anotar o verdadeiro horário de início e término do trabalho diário, inclusive de seus intervalos.

Qual é a jornada de trabalho hoje?
44 horas semanais. A última redução do período semanal de trabalho ocorrida no País aconteceu na Constituição de 1988, quando a jornada foi reduzida de 48 para 44 horas. Na prática, a média de duração do trabalho já é inferior às 44 horas previstas na Constituição. E muitas empresas brasileiras já trabalham no regime de 40 horas. E na maioria dos casos essa redução foi negociada entre patrões e empregados. Ou seja, com a participação sindical.

Já foi aprovada a jornada de 40 horas?
Ainda não. No dia 30 de junho de 2009, a comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa sua redução aprovou, por unanimidade, o relatório favorável à proposta apresentada pelo deputado Vicentinho (PT/SP) à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 231/95. A proposta também aumenta o valor da hora extra de 50% para 75%. Agora, a PEC deverá ser votada pelo plenário da Câmara, em primeiro turno. Ela precisará ser votada em dois turnos e ser aprovada por, no mínimo, 308 deputados, para, então, seguir para votação no Senado. O número total de deputados é de 513. No Senado também serão duas votações no plenário. Para aprová-la na Casa são necessários 49 votos favoráveis.

Por que a redução é positiva para o País?
A redução visa tornar menos exaustiva a jornada, ampliar o tempo para lazer, qualificação e vida social e também gerar empregos. Ela também evitará muitos acidentes de trabalho, ocasionados pelo cansaço. Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) a redução da jornada pode gerar até 2 milhões de novos postos de trabalho em todo País.

Desde quando existe a luta pela redução da jornada?
No princípio da Revolução Industrial, ocorrida em meados do Século 18, praticamente não existia legislação trabalhista. Nesse contexto, a organização dos trabalhadores começou a se estruturar tendo como uma de suas reivindicações a redução do tempo de trabalho. A quantidade de horas diárias e os dias trabalhados por semana estendiam-se ao limite da capacidade humana, chegando a 18 horas diárias. Aos poucos, a organização da classe trabalhadora foi conquistando melhorias nas condições de trabalho e redução da jornada.

Por volta de 1830, começaram a ser introduzidas leis que limitavam o tempo de trabalho. Essa diminuição resultou das lutas que tiveram início na Inglaterra e na França.

A redução da jornada de trabalho, como se vê, é bandeira histórica da classe trabalhadora em nível mundial.

Como é a jornada em outros países?
A jornada brasileira é maior que a de países desenvolvidos e até de outros latino-americanos, segundo o Dieese. Na Alemanha, a jornada semanal é de 39 horas; nos Estados Unidos, 40; na França, 38; no Japão, 43; e no Canadá, 31 horas. No Chile, a jornada semanal é de 43 horas e na Argentina, de 39. Nestes países, a jornada foi reduzida nos últimos 20 anos. (Com Agência Sindical e Dieese)

1
06.02.2012
Cidadania
Opinião sobre quem é contra a redução
Blog 40 Horas
Arte Jaws Digital

TIVE ME INFORMANDO SOBRE ESSE ASSUNTO E FIQUEI SABENDO DE QUE ALGUMAS PESSOAS SÃO CONTRA A REDUÇÃO DA JORNADA DO TRABALHO. EU FICO PENSANDO: OU ESSAS PESSOAS SÃO MASOQUISTAS OU NÃO TEM NENHUM AMOR À VIDA!

Por Gislaine Nascimento
gislaine.j.n@gmail.com

0
09.01.2012
Cidadania
QUE TEMPO NOS RESTA PARA FICAR COM NOSSOS FILHOS?
Blog 40 Horas
Arte Jaws Digital

Que legal! Agora esperamos que a classe trabalhadora brasileira tenha essa redução da carga horária unificada para todas as categorias. Afinal de contas, todos temos uma família para cuidar. Menos crianças nas ruas largadas, menos criminalidade... menos gastos com creche. Nossa Presidente é uma mulher, mais sensível às necessidades da população em relação à família. E a família no Brasil precisa de uma atenção especial, muitas crianças, adolescentes usando drogas, pais ausentes, muitas das vezes falta tempo para ficar com os filhos... a maioria trabalha de segunda a sábado. Só lhe restam o domingo que ainda tem uma casa para colocar em ordem lavar, passar, cozinhar etc. QUE TEMPO NOS RESTA PARA FICAR COM NOSSOS FILHOS? Os filhos dos ricos têm empregada, babá... e ainda trabalham menos de 40 h semanais.

Por Fernanda Ortiz

2
09.01.2012
Cidadania
Grande Mobilização
Blog 40 Horas
Arte Jaws Digital

Ficaria muito contente em fazer parte desta campanha pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário. Fico grato pela mobilização em todo nosso território nacional. Grato!

Por Adilson - adilson.abs.souto@hotmail.com

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42